quarta-feira, 2 de julho de 2008

O caminho inverso

"A liberdade nos leva há encontros inesperados".

Quadros e frases de otimismo fazem parte da decoração.


Era começo da noite mais fria do ano, os termômetros registravam 7º às 19 horas do dia 16 de junho de 2008. A fim de atravessar a barreira da universidade e literalmente encararmos as pessoas e não as máquinas estáticas, decidimos fazer uma visita ao centro de reabilitação para dependentes químicos de Palhoça. Partíamos com o intuito de conhecer os caminhos que levam as pessoas até as drogas.


O motorista cedido pela universidade já estava nos esperando, quando a professora fez a “chamada”. Quatro alunos estavam presentes, os outros iriam com o seu próprio carro e ainda quem não se dispunha a ir alegando não gostar desse tipo de ambiente. Esse comentário, aliás, virou motivo de gozação entre os alunos presentes: “Que futuro jornalista é esse que se dá ao luxo de escolher a pauta?”. Da universidade até o local fomos trocando idéia sobre o tema. Os quatro acadêmicos já pensavam em suas pautas: um falaria sobre a estrutura do local, outro sobre a rotina na visão dos dependentes, outra sobre a religião e por aí foi.


Eu não conseguia pensar no assunto que iria abordar. Fiquei então contemplando a lua que estava divinamente linda, cercada por um céu extremamente limpo. E, para completar a minha admiração, enquanto nos aproximávamos do local consegui ver o mar que brilhava por conta do reflexo da lua. Em meio a toda essa nostalgia me dei conta que pegamos o atalho errado e estávamos perdidos. Só achamos o caminho depois de perguntar ao pessoal da borracharia. Por fim, estávamos agora de fato na direção certa e comecei a pensar na minha pauta, mas nada vinha à minha cabeça.


Ao nos aproximarmos da casa pude observar que era grande, de dois pavimentos e parecida com uma casa de campo, de alvenaria, pintada de branco com acabamento em madeira no alto do morro. Cercada pela mata preservada, a casa tem vista para Florianópolis e o mar da Enseada de Brito. Brita branca no chão e grandes palmeiras contornam o quintal. Em outra casa ao lado direito, fica a parte administrativa onde trabalham os funcionários do centro.


Na parte inferior, há um grande refeitório com mesas grandes e ao centro um balcão. Nesse local as paredes são decoradas com frases de otimismo: “Viver é perseverar o caminho e a liberdade nos leva há encontros inesperados”. Subindo as escadas é possível ver, ao centro, uma sala com cadeiras de madeira e ao fundo uma tela de projeção local onde os internos se encontram no final da noite para fazer suas orações e louvar a Deus. Nesse mesmo local estão os dormitórios do lado direito e esquerdo.


A linguagem do centro é a espiritual. Jovens e adultos se apóiam na religião para fazer com que jovens e adultos se libertem do uso de entorpecentes. O depoimento de um interno reflete bem o papel religioso que o Cerene ocupa na vida daqueles homens: “Muitas coisas que passaram em minha vida, hoje eu consigo ver que Deus estava do meu lado. Com várias clínicas no Estado vim parar justo aqui, onde estou aprendendo a palavra de Deus e já li duas vezes o novo testamento”.


Ao final da cerimônia religiosa nos despedimos dos internos e no retorno para a universidade o frio era mais forte. Pensava no caminho inverso pelo qual cada um daqueles homens buscava a saída para se libertar das drogas e voltar para suas famílias, para a sociedade.

Viviane Ferreira.

A busca por uma nova vida

Jovens recebem buscam em centros de recuperação e apoio da família para libertar-se das drogas.


Muitos que se diziam amigos freqüentavam meu apartamento e levavam as drogas. Eu me droguei tanto que não agüentei mais e pedi ajuda para a minha mãe. Eu precisava viajar, sair desse universo”.


Everton tem 28 anos e mostrou coragem e valentia ao levantar de uma cadeira no meio de aproximadamente 35 pessoas e dar seu depoimento. Naquela noite fria de 16 de junho Everton contou a história de um jovem que sofreu e ainda sofre os horrores da droga. Quando se sentou em frente aos colegas e começou a falar sobre o início de tudo foi possível observar em seus um ar de confiança, um ar de quem estava disposto a mudar de vida.


Everton sempre foi um aluno esforçado e dedicado aos estudos. Infelizmente, aos 12 anos, como muitos adolescentes, experimentou o que era cigarro e, logo adiante, com 13, o que era maconha.


Com Everton foi assim, apesar de sempre conseguir se destacar profissionalmente, a droga o acompanhou em quase todos os momentos. Ainda enquanto estudante de mecânica em nível técnico, experimentou cocaína e haxixe. Para garantir os entorpecentes, estagiava em uma empresa que, posteriormente o contratou. O pouco que conseguiu guardar foi o suficiente para se drogar durante um determinado tempo. “Nesse período, eu abusei da cocaína”, salienta Everton.


Os problemas não demoraram a chegar, antes mesmo que ele percebesse, já estava faltando ao trabalho e começando a prejudicar seu relacionamento familiar com a mãe, que sabia apenas do uso que o filho fazia da maconha e não da cocaína. “Um dia minha mãe abriu a gaveta do meu armário e eu havia esquecido uma ‘buchinha’ de cocaína. Aquilo fez com que eu me sentisse muito mal e acabei saindo de casa”.


A saída de Everton foi a abertura para que novas drogas cruzassem seu caminho. Agora, morando sozinho e em más companhias não demoraria muito para que ele começasse a sentir os efeitos dos entorpecentes. “Muitos que se diziam amigos freqüentavam meu apartamento e levavam as drogas. Eu me droguei tanto que não agüentei mais e pedi ajuda para a minha mãe. Eu precisava viajar sair desse universo”.


Depois de duas semanas viajando, Everton estava de volta e usando drogas outra vez. Foi então que resolveu sair da empresa onde estava trabalhando e ir morar com o tio que pertencia a uma igreja cristã. Ficou onze meses “limpo”, sem fazer uso de entorpecentes, entretanto, assim que voltou a sair, começou a fazer uso do craque. “Senti que estava atrapalhando o meu tio e fui para Curitiba. Lá consegui um trabalho onde fiquei três meses. O dinheiro que ganhei nesse período foi todo gasto em uma noite com ácidos, LSD entre outros. Depois disso, fui para uma praia deserta e fiquei por lá uns três dias; só então voltei para Curitiba”.


Apesar de levar uma vida acompanhada pelas drogas, Everton sempre teve sorte com trabalhos. Após retornar dos seus dias de solidão da praia deserta, foi trabalhar em uma empresa que ficava um pouco afastada do Centro de Curitiba. A distância e o engarrafamento diário fizeram mudar para uma região mais próxima ao local de trabalho. “Esse lugar era pouco movimentado, como um bairro isolado. Foi o momento em que eu me acabei no craque.”


As idas e vindas de Everton com as drogas só terminaram quando retornou “a casa dos pais”. Passou a trabalhar com os negócios da família e conseguiu se manter dois meses sem se drogar. No momento em que coisas pareciam se endireitar, Everton, que estava sem muito dinheiro, apenas com aquilo que recebia do pai, passou a roubá-lo para comprar droga.


Foi então que Everton resolveu buscar ajuda no Cerene, Centro de Recuperação Nova Esperança. Conversou com sua mãe e estava convencido de que não eram viagens, mudanças, amigos ou trabalhos que lhe proporcionariam o afastamento das drogas.


Ao integrar os programas do Cerene descobriu que o principal objetivo é a mudança no comportamento e a qualidade de vida dos dependentes e seus familiares. O tratamento dura em torno de seis meses e as pessoas que integram os grupos passam por diversas fazes, conforme as necessidades de cada um. Os primeiros momentos no centro permitem ao interno que este fique tranqüilo, passando a ouvir e falar quando sentir-se a vontade.


Para quem integra o Centro o dia começa às sete da manhã e vai até as nove e meia da noite com praticas esportivas, educacionais, aconselhamentos, palestras, terapia em grupo, terapia individual, além de cantos e leituras espirituais, além das trocas de experiências de vida entre os colegas.


Everton não é o único a contar histórias que emocionam, ensinam, ou que sirvam de exemplo. No Cerene as histórias se repetem e o que muda são os personagens que, ora perdem as famílias, ora o trabalho ou a dignidade do convívio social. Algumas delas buscam, hoje, edificar em centros de recuperação uma vida com dignidade, destruída pelo álcool ou pelos entorpecentes.


O Centro de Recuperação Nova Esperança desperta uma nova consciência para aqueles que sabem, mas dificilmente conseguem manter essas afirmações presentes em suas vidas: “Nós não podemos usar de vez em quando, porque não conseguimos manter o nosso controle sobre as coisas ”; “Todo dependente precisa buscar um grupo de apoio”; “Eu tenho que procurar o resto da minha vida o NA, eu já fui pra cadeia, sei que não posso beber, pois perco o controle quando bebo”.


Entretanto, também é possível ouvir frases como: “Deus pode suprir essas falta que a droga dá”; “A droga só me destruiu”; “Hoje eu tenho paz”.


O apoio de uma organização como o Cerene em conjunto com a vontade de superação dos internos, bem como o auxílio das famílias ou de voluntários traz novamente a esperança de reintegração social, restabelecimento emocional e psicológico, dando uma nova perspectiva para os desacreditados em uma vida plena, sublime e serena.


Raquel Pallas

Drogas – da dependência à cura

A dependência pode ser detida desde que a pessoa tome consciência de sua situação, que se preocupe com o seu bem-estar e comece a agir de forma positiva.

De acordo com a pesquisa de comunicação terapêutica, de cada quatro pessoas que procuram algum tipo de tratamento, apenas uma consegue se livrar das drogas. A dependência de drogas e do álcool vêm aumentando assustadoramente nos últimos anos.


Segundo os especialistas em terapias de ajuda, hoje em dia as pessoas estão sujeitas a um freqüentam, mas também pelas más companhias e a freqüente ausência dos pais, que acaba por favorecer essas condições. Os principais alvos são os adolescentes, pois nessa fase passam por uma afirmação de personalidade. As mudanças de temperamento, as novas descobertas e explosões emocionais contribuem para que surjam problemas de personalidade. Eles se sentem livres para conhecer e viver novas aventuras, sem pensar muito nas conseqüências.


Segundo o Terapeuta Raul Cezar Linhares que trabalha como voluntário há oito anos do Cerene (Centro de Recuperação Nova Esperança) em Palhoça, a educação bem planejada e assumida pela família e pelos órgãos competentes é a melhor forma de combater a dependência química. São muitos os fatores que levam uma pessoa a consumir drogas:- A falta de formação, as más companhias, a própria solidão e as decepções e desentendimentos com os pais e outros desconfortos. Nessa situação, as drogas podem se apresentar como a solução dos problemas, como uma saída para os sentimentos de dor e solidão. As pessoas acabam se isolando e se tornando hostis e egoístas. Para conseguir as drogas, elas mentem, roubam e até matam.


Assim como vários grupos de ajuda aos dependentes químicos, o Cerene trabalha com internação voluntária. Criado em 1989, o programa conta com ajuda de psicólogos, terapeutas e médicos. Os dependentes recebem acompanhamento psicológico, participam de palestras, terapias em grupo e têm acompanhamento individual por profissionais.


O tratamento tem duração de seis meses e passa por quatro etapas diferentes. Nos primeiros 30 dias o interno fica proibido de sair ou receber visitas. Na próxima fase a família é envolvida, e somente após 75 dias o interno começa a reintegração social – explica o terapeuta. Além de palestras e ajudas psicológicas, o tratamento envolve tarefas, aulas, prática de esportes, convivência com animais, entre outras atividades:- Os internos recebem tarefas e responsabilidades. Isso faz com que se sintam importantes. O tratamento cristão que recebem aqui faz com que eles aprendam mais sobre si próprios, a entender melhor quais desordens psíquicas os levaram ao uso das drogas.


Além dos problemas psicossociais, a dependência é uma doença crônica. Ela exige tratamentos longos, cuidados pelo resto da vida, podendo ter recaídas, pois assim como as doenças crônicas, a dependência química não tem cura, é apenas mantida sob controle.


Casos de dependência alcoólica como o de Ubirajara Lemos, ou apenas Bira como é chamado pelos outros colegas é muito comum nos dias de hoje:- Hoje tenho 37 anos e estou tentando a cura há mais de 17 anos. Fui largado pela minha família e desde então já fui internado seis vezes. O tratamento que recebo aqui me ajuda a ter fé e forças para seguir em frente. No mês que vem acaba meu tratamento e confesso que tenho medo de uma recaída. Foi muito difícil me reintegrar à sociedade e vencer a vontade de beber. É uma luta diária.


Andrea Artmann

Sim, acreditamos!

A família é um grande incentivador tanto para o caminho da recuperação, como algumas vezes para agravar a dependência. Além da força de vontade existe um trabalho de apoio conjunto essencial para a conquista do sucesso.


Cerene. É o nome de um lugar que devolve a esperança e o prazer de viver. cerene vem de Centro de recuperação Nova Esperança que trabalha para a reabilitação de dependentes químicos, desde 1989. Este trabalho vem acontecendo desde 2 de maio de 1989, na cidade de Blumenau. Mas o projeto se expandiu e hoje já possui quatro unidades, em Blumenau, Palhoça, São Bento do Sul, e também no Paraná na cidade de Lapa.


No cerene estão pessoas de diversos lugares do Brasil, de idades, cores e vidas completamente diferentes. Cada um deles é único, com suas origens, seus olhares, suas conquistas e decepções. Mesmo que estejam lá internados para conquistar o mesmo objetivo de se livrar das drogas, cada um deles representa a sua própria realidade.



O tratamento tem quatro etapas que devem ser entendidas e seguidas: Admitir que possua um problema a ser tratado; Acreditar é entregar-se ao tratamento e À fé como instrumento de melhora e por fim, mas não mais simples a auto avaliação.


Daniel Quadrado, psicólogo, diz que alguns sinais ajudam a perceber o uso da droga por algum membro da família. “Mudanças repentinas de comportamento, introspecção, isolamento, troca do dia pela noite, emagrecimento, falta de motivação para tudo, desleixo visual e profissional, são alguns indícios. Outros ainda são mentiras seguidas, manipulação, culpar os outros pelos seus problemas, baixa auto-estima, mudança de grupo de amizade, o usuário só se relaciona com quem também usa drogas, agressividade física ou moral com palavras ofensivas a quem se direciona a ele. São os principais indícios”.


Quando a família confirma a dependência química, algumas atitudes devem ser tomadas. Ivan, 30 anos, dependente químico em craque, diz que usava drogas a 14 e a família o ajudou na primeira internação. Isto foi seu ponto de partida, e hoje, internado a apenas 20 dias, acredita estar se recuperando graças a sua muita força de vontade. Na maioria das vezes, quando a família se apercebe deste fato, o usuário já está apaixonado pela droga a algum tempo, normalmente há mais de dois anos. Então neste ponto a doença já está instalada e enraizada no psíquico e no físico. Segundo Daniel Quadrado, a família deve encarar com racionalidade, nenhuma atitude de pânico ou exclusão contra a pessoa viciada. Deve evitar discussões ofensivas, que buscam um culpado. A procura de um profissional é a decisão a ser tomada o mais rápido possível. Clínicas de reabilitação a serem visitadas e médicos especializados em dependência química.


Toda procura do melhor tratamento tem de ser junto com a pessoa doente, e com seu reconhecimento. Everton, dependente químico de maconha, cocaína e bebida, conta que aos 12 anos de idade já fumava cigarro. Acredita que a separação de seus pais, e a desestabilização do lar foi o empurrão para a doença. Cursou escola técnica, e gostava muito de estudar, todavia o vício tirou seu emprego, onde segundo ele, ganhava bem. Tirou-lhe também a proximidade com os familiares e seu tempo de vida. A droga lhe deu mentiras e muita vergonha perante sua família. Everton procurou a internação por conta própria. Hoje acompanha todos os passos e regras e também acredita estar se recuperando. Espera voltar a trabalhar com a ajuda de seus pais.



Para chegar ao ponto de resolver o problema, há diversas dificuldades encontradas tanto pelo usuário quanto pela família. Há também a dificuldade quando o dependente não aceita que está doente e necessita de ajuda. Aí é onde os familiares têm de estar a postos. Na maioria dos casos o usuário não quer ajuda nenhuma, mesmo que nos momentos de razão pense em parar com tudo. A droga exerce uma força química no corpo do usuário fazendo com que não suporte a necessidade do corpo. Os pais como autoridades em suas famílias, nessas horas precisam representar o papel de apoio e empurrão a esse membro intoxicado e, agora, preso Às sensações provocadas pelo consumo.


A relação entre a família, o dependente e o profissional é parte integrante, essencial para o tratamento bem sucedido. Daí vem À necessidade de se procurar bons profissionais e clínicas de acordo com a meta do tratamento, e de se examinar qual a melhor forma de ações que se deve tomar para cada caso. O emprenho da família e motivação do usuário é o ponto de partida para o sucesso. No cerene, muitos dos dependentes, atribuíram sua evolução no tratamento a aposta na fé e na espiritualidade. Hoje, neste centro de recuperação, o lema de muitos deles é: buscar uma nova filosofia de vida e o prazer em outras coisas, como estudo e trabalho. Que Deus é um grande incentivador e que a recuperação existe e está dentro de cada um.


Suzana Gondim

Para uma vida sem drogas

Centro recupera dependentes do álcool e drogas através da palavra de Deus

Deus faz com que o solitário volte a morar em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril. Salmo 68.6



Esse salmo do Novo Testamento consegue transmitir a missão do Cerene (Centro de Recuperação Nova Esperança). que está sempre na busca de recuperar pessoas dependentes das drogas ou do álcool levando-as para uma nova vida em sociedade. O primeiro passo para a recuperação é a pessoa admitir que está doente. E o segundo, acreditar. O terceiro entregar-se. O quarto, se auto-avaliar. Esses são os mais importantes. Para dar continuidade ao tratamento é necessário ir além, desenvolvendo a persistência, força de vontade e autoconfiança.


Com sete anos de trabalho dedicado ao Cerene, o terapeuta pastoral Luis Carlos Kuchenbecker, explica que a instituição proporciona um ambiente familiar livre das drogas e acolhedor. “Além disso, oferece a oportunidade de construir um novo estilo de vida sóbrio e equilibrado emocionalmente, através do convívio com funcio
nários e voluntários”.


A instituição abriga hoje em média 55 internos com idades entre 14 e 65 anos. Além das atividades rotineiras terapêuticas, a direção do centro promove palestras, oficinas, tarde com a família. Esses são alguns dos momentos em que internos e ex-internos têm contato com parentes e amigos. Como o tratamento se baseia na espiritualidade, os dependentes aprendem a cantar, rezar e acreditar no poder da força divina.


Durante a internação, o jovem tem contato com o plantio na horta, marcenaria e cuidados com a casa. Todos esses trabalhos se baseiam na laborterapia, que tem como objetivo fazê-los sentir-se úteis e integrados.


Luis afirma que “sua motivação para dar continuidade no trabalho com os jovens é a possibilidade de contribuir para que eles conquistem seus objetivos. Para a libertação do antigo estilo de vida altamente destrutivo para um novo modo de vida, com dignidade, auto-estima, vínculos familiares restaurados e mente aberta para aceitar uma vivência sóbria”.


Hoje o Cerene possui quatro unidades de tratamento situadas em Palhoça, Blumenau, São Bento Sul Santa Catarina e Lapa no Paraná, com uma boa estrutura e profissionais qualificados atendendo a pessoas de todo o Brasil. O centro de Palhoça conta com uma equipe terapêutica formada por um diretor, quatro terapeutas pastorais, uma psicóloga, um coordenador de laborterapia e um pastor.


O Cerene iniciou seus trabalhos em maio de 1989, na cidade de Blumenau (SC), a partir da Missão Evangélica União Cristã, entidade religiosa e civil sem fins lucrativos. Quando foi criado começou as atividades com apenas um galpão e um interno. Mais tarde foram construídos os alojamentos, refeitório e o restante da estrutura.


Para fazer parte do grupo, em um primeiro momento o dependente participa de uma entrevista, que serve como triagem. Depois é encaminhado para uma avaliação psicológica, social, familiar e legal. A recuperação dura em média três meses e tem reconhecimento internacional pela Cruz Azul na área de controle da dependência de álcool e drogas.


Kuchenbecker explica que o Cerene é uma empresa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Grande parte dos recursos vem de doações oriundas de pessoas físicas e jurídicas, especialmente através de contribuições mensais na fatura da Celesc. Outra fonte de recursos são as contribuições dos próprios residentes ou de seus familiares.


Quem não tem um amigo ou parente com problemas de dependência química ou do álcool ou mesmo de outras obsessões, como compras, sexo, comida, remédios, televisão, exercício físico. Com a ajuda de voluntários e da família os internos tem melhoras significativas.


A instituição hoje conta com o trabalho de voluntários variadas áreas. Pessoas interessadas em prestar trabalho voluntário podem contatar o diretor da instituição, Edenilson através do fone 3242-8152 ou pelo e-mail
edenilson@cerene.org.br


Cidadãos interessados em fazer doações para a melhoria e continuidade desse projeto poderão fazer contato pelo telefone (47) 3337.1997 ou pelo site www.cerene.org.br, onde todas as informações sobre o funcionamento da entidade estão disponíveis. No momento algumas empresas e instituições, como Celesc, Copel, Dinheiro, Doações Via Fia – Imposto de renda, e Materiais/Bens, desenvolvem campanhas em prol da recuperação dos adictos.


Daniela da Rosa Pacheco

Tratamento a base da espiritualidade

Ao cantarem os internos irradiavam nos olhos uma pureza infinita, como se nunca tivessem cometido um pecado sequer. Estavam “limpos” de corpo e alma”.

“Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo coração!” Esse era o refrão da música de encerramento da reunião do Cerene, do dia 16 de junho de 2008, cantado em devoção, como se aqueles homens, cerca de 40, estivessem em transe. Em suas vozes a emoção era muito forte. Parecia que naquele momento eles estavam em comunhão com um ser superior. Em seus olhos existia uma pureza infinita, como se nunca tivessem cometido um pecado sequer. Eles estavam “limpos” de corpo e alma.


Músicas de conteúdo espiritual produz momentos de arte e paz


O Cerene, Centro de Recuperação Nova Esperança, segundo os próprios internos, é uma clínica diferente. No local, não existem portões, a internação só acontece com o consentimento do dependente químico e o tratamento é baseado na espiritualidade e na crença em um deus, mas não necessariamente em uma religião. Para os internos é por meio da aceitação de um ser superior que pode ocorrer a recuperação. Quando chegam ao Cerene muitos não acreditam em um deus, mas após algumas reuniões e cultos diários, passam a conceber a sua presença e acreditar que vem dele a salvação. Os internos contam que freqüentam igrejas, alguns a Católica, outros a Assembléia de Deus e outros ainda a recente Bola de Neve, quando vão visitar a família.


O tratamento no Cerene constiui-se de 12 passos, que devem ser seguidos pelos adictos em recuperação: 1º passo, admitir; 2º passo, acreditar, 3º passo- entregar, 4º passo - auto-avaliar, 5º passo confessar, 6º passo prontificar-se, 7º passo rogar, 8º passo relacionar, 9º passo reparar, 10º passo continuar, 11º passo melhorar, 12º passo transmitir. Não existe um tempo determinado para cada passo. A duração do tratamento depende da vontade de cada interno em evoluir nessa escala. Dividido em quatro fases, o tempo de internação dura seis meses: adesão, reencontros sócio-familiares, saídas com acompanhantes e saídas sem acompanhantes.


Dentro do centro, a coordenação permite apenas o uso de uma droga, o cigarro. Há um espaço destinado ao consumo, chamado “fumódromo”, que fica em uma parte mais alta do terreno para não incomodar os não fumantes. Logo abaixo do fumódromo existe uma área comum, onde há uma sala de jogos, com mesa de pingue-pongue e alguns computadores. A circulação dos internos dentro do centro só é permitida até as 21h30min, horário em que se recolhem aos quartos. Pela manhã a primeira tarefa é a arrumação da própria cama e ao longo do dia freqüentam reuniões de pequenos grupos, de acordo com o andamento das atividades terapêuticas. À noite todos participam da grande reunião, sempre antecedida e precedida pela entoação coletiva de músicas religiosas.


É por meio do diálogo, presente nas reuniões e durante todo o tratamento, que os internos do Cerene compartilham suas histórias de vida, aprendem a respeitar o próximo e a si mesmos como seres humanos. Também aprendem a compreender as limitações do corpo e da mente, superam a abdicação das drogas, reconstituem os laços familiares e o círculo de amizades. E a crença em um ser superior ensina os dependentes químicos a viver na condição de ex-drogados. Como relata Rogério: “Não posso mais deixar de me lembrar que eu sou um doente e que essa dependência me leva à morte. Porque eu já fui pra cadeia, já fui internado uma vez, e essa é a segunda vez e tem que ser pra sempre o NA (Narcóticos Anônimos) e deus”.


“A minha história se repete. A gente aqui porque a gente perdeu o controle das nossas vidas; a gente perdeu o controle da situação da droga. Mas no fim é tudo o mesmo. Só muda o personagem e a história é a mesma”. Assim um dos internos do centro resume sua história e a dos demais, como a perda do controle da vida, enfatizando a necessidade de encontrar a palavra de deus para voltar a viver. Outro interno deixa um recado: “Dependência química não é nenhum bicho de sete cabeças, todo mundo está exposto a isso aí”.

Leocádia Faria

Música e determinação trazem nova esperança a ex-dependentes

Quando a droga comanda o corpo o indivíduo vê a necessidade de pedir ajuda. A partir daí, se formam exemplos de força e obstinação na busca do seus próprios objetivos. E fazem questão de assumir esse papel na sociedade.


Problemas familiares, desilusões com a vida, más companhias e frustrações são alguns dos motivos que levam as pessoas a procurar as drogas como válvula de escape. E percebendo que esse caminho não agrega nenhum benefício, decidem fazer o retorno de volta à vida. Mas agora toda a ajuda para esse retorno é necessária, e é esse auxilio que ex-dependentes encontram no CERENE – Centro de Recuperação Nova Esperança que fica no morro Cambirela em Palhoça.


Foi lá que conheci Murilo e sua incomum história. Ao contrário de muitos, Murilo teve uma infância normal e tranqüila. Jovem de apenas 19 anos que está na segunda tentativa de largar o vício, sempre estudou em colégios particulares. Como ele mesmo conta, era um menino estudioso e freqüentava a igreja duas vezes por semana, hábito adquirido após os dois anos de catequese.


Sua vida começou a mudar quando esses hábitos começaram a ser deixados de lado. Aos 14 anos, já freqüentando o segundo grau, Murilo começou a freqüentar as festinhas realizadas pela turma do colégio. As bebidas eram apenas detalhes de uma vida social comum atualmente. Nesse mesmo ano a curiosidade e a vontade de sentir novas sensações, aliadas ao que Murilo chama de amizades ruins, o fizeram experimentar algo mais forte. "Minha bebedeira já era uma rotina e um amigo me apresentou à cocaína. Usei com 14 anos, mas não gostei", relata Murilo.


No ano seguinte, a situação foi se tornando cada vez pior. Após um período sem cheirar cocaína, com 15 anos ele se rendeu novamente a droga que era cada vez mais freqüente. O salário de aproximadamente R$ 1.200,00 já não sustentava seu vício. A família se desestruturou, os relacionamentos amorosos acabaram e depois de sofrer um acidente de moto, seu único orgulho era o de nunca ter faltado ao trabalho por causa da droga. Foi nesse momento em que Murilo resolveu se internar no CERENE.


Hoje, ele garante que quer mudar, não só em relação às drogas, mas a seu modo de agir. A espiritualidade tornou-se sua principal força para vencer o vício. "Aqui reencontrei Deus e ele já fez várias coisas na minha vida. Me deu a confiança de meus pais, da minha namorada e me fez descobrir um dom, que é o de tocar violão", declara entusiasmado. Murilo está há quatro messes se reabilitando e buscando na fé e na música suas forças para tornar o vício uma triste lembrança do passado.


Seu parceiro musical, Paco, empolgado com a conversa, nos alerta que a dependência química deveria ser um assunto tratado com muito mais seriedade e respeito. Abraçado com seu saxofone, o músico de São Paulo nos lembra de grandes nomes da arte que eram viciados em drogas como a lenda do jazz norte-americano, o trompetista Miles Davis, que era viciado em heroína. Esses mitos são tratados como deuses pela mídia. A mesma mídia que pouco aborda as questões do problema que o vício foi na vida desses artistas. A marginalização de ex-dependentes também é um assunto que, para Paco, deveria ser mais discutido.


Mais do que assumir as conseqüências do vício, pedir ajuda e fazer o tratamento, essas pessoas querem servir de exemplo para quem acredita que a droga é só um "barato legal". Murilo assume essa postura com orgulho e quando questionado sobre o que dizer à sociedade, apela: "Se você tem um filho e não quer ver ele sofrer como eu sofri nos meus quatro anos de dependência, vou dar uma dica: não o deixem andar com pessoas erradas e em lugares errados". Tanto Paco quanto Murilo tocam músicas evangélicas em todas as reuniões dos adictos do CERENE e a emoção é a principal característica das canções.

Miguel Jr.