quarta-feira, 2 de julho de 2008

Para uma vida sem drogas

Centro recupera dependentes do álcool e drogas através da palavra de Deus

Deus faz com que o solitário volte a morar em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril. Salmo 68.6



Esse salmo do Novo Testamento consegue transmitir a missão do Cerene (Centro de Recuperação Nova Esperança). que está sempre na busca de recuperar pessoas dependentes das drogas ou do álcool levando-as para uma nova vida em sociedade. O primeiro passo para a recuperação é a pessoa admitir que está doente. E o segundo, acreditar. O terceiro entregar-se. O quarto, se auto-avaliar. Esses são os mais importantes. Para dar continuidade ao tratamento é necessário ir além, desenvolvendo a persistência, força de vontade e autoconfiança.


Com sete anos de trabalho dedicado ao Cerene, o terapeuta pastoral Luis Carlos Kuchenbecker, explica que a instituição proporciona um ambiente familiar livre das drogas e acolhedor. “Além disso, oferece a oportunidade de construir um novo estilo de vida sóbrio e equilibrado emocionalmente, através do convívio com funcio
nários e voluntários”.


A instituição abriga hoje em média 55 internos com idades entre 14 e 65 anos. Além das atividades rotineiras terapêuticas, a direção do centro promove palestras, oficinas, tarde com a família. Esses são alguns dos momentos em que internos e ex-internos têm contato com parentes e amigos. Como o tratamento se baseia na espiritualidade, os dependentes aprendem a cantar, rezar e acreditar no poder da força divina.


Durante a internação, o jovem tem contato com o plantio na horta, marcenaria e cuidados com a casa. Todos esses trabalhos se baseiam na laborterapia, que tem como objetivo fazê-los sentir-se úteis e integrados.


Luis afirma que “sua motivação para dar continuidade no trabalho com os jovens é a possibilidade de contribuir para que eles conquistem seus objetivos. Para a libertação do antigo estilo de vida altamente destrutivo para um novo modo de vida, com dignidade, auto-estima, vínculos familiares restaurados e mente aberta para aceitar uma vivência sóbria”.


Hoje o Cerene possui quatro unidades de tratamento situadas em Palhoça, Blumenau, São Bento Sul Santa Catarina e Lapa no Paraná, com uma boa estrutura e profissionais qualificados atendendo a pessoas de todo o Brasil. O centro de Palhoça conta com uma equipe terapêutica formada por um diretor, quatro terapeutas pastorais, uma psicóloga, um coordenador de laborterapia e um pastor.


O Cerene iniciou seus trabalhos em maio de 1989, na cidade de Blumenau (SC), a partir da Missão Evangélica União Cristã, entidade religiosa e civil sem fins lucrativos. Quando foi criado começou as atividades com apenas um galpão e um interno. Mais tarde foram construídos os alojamentos, refeitório e o restante da estrutura.


Para fazer parte do grupo, em um primeiro momento o dependente participa de uma entrevista, que serve como triagem. Depois é encaminhado para uma avaliação psicológica, social, familiar e legal. A recuperação dura em média três meses e tem reconhecimento internacional pela Cruz Azul na área de controle da dependência de álcool e drogas.


Kuchenbecker explica que o Cerene é uma empresa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Grande parte dos recursos vem de doações oriundas de pessoas físicas e jurídicas, especialmente através de contribuições mensais na fatura da Celesc. Outra fonte de recursos são as contribuições dos próprios residentes ou de seus familiares.


Quem não tem um amigo ou parente com problemas de dependência química ou do álcool ou mesmo de outras obsessões, como compras, sexo, comida, remédios, televisão, exercício físico. Com a ajuda de voluntários e da família os internos tem melhoras significativas.


A instituição hoje conta com o trabalho de voluntários variadas áreas. Pessoas interessadas em prestar trabalho voluntário podem contatar o diretor da instituição, Edenilson através do fone 3242-8152 ou pelo e-mail
edenilson@cerene.org.br


Cidadãos interessados em fazer doações para a melhoria e continuidade desse projeto poderão fazer contato pelo telefone (47) 3337.1997 ou pelo site www.cerene.org.br, onde todas as informações sobre o funcionamento da entidade estão disponíveis. No momento algumas empresas e instituições, como Celesc, Copel, Dinheiro, Doações Via Fia – Imposto de renda, e Materiais/Bens, desenvolvem campanhas em prol da recuperação dos adictos.


Daniela da Rosa Pacheco

Nenhum comentário: